Mineração Apoena apresenta seminário orientativo de atendimento a emergência de barragem de rejeitos para instituições locais.

Compartilhe

Aconteceu nas dependências da mineraçãoAuraApoena nessa última quarta-feira, dia18 de maio, o seminário orientativo de emergência em barragem de rejeito de mineração.

 A atividade faz parte do protocolo de ações prevista pela legislação de barragens e que antecede a realização do simulado de emergência.

“O seminário orientativo é um mecanismo essencial para fortalecer a cultura de prevenção e manutenção do diálogo sobre atendimento a emergência entre o empreendimento, entidades locais e moradores das ZAS” afirma Frederico Izais Silva, gerente geral da Aura Apoena.

A apresentação durou aproximadamente duas horas e ocorreu de maneira híbrida, proporcionando a participação virtual e presencial de representantes da mineração Aura Apoena, ANM (Agência Nacional de Mineração), Polícia Militar, ACEPL (Associação Comercial e Empresarial de Pontes e Lacerda) DAM Engenharia e moradores da ZAS (Zona de Autossalvamento) o encontro tevecomo objetivos principais: apresentar as medidas de prevenção existentes na unidade, informar sobre as condições estruturais e de segurança da barragem, apresentar os instrumentos de monitoramento e controles existentes, esclarecer dúvidas sobre os níveis de emergência, mancha de inundação, rotas de fuga e divulgação os canais de comunicação que devem ser utilizados em caso de emergência.

A barragem de rejeitos da Aura Apoenapossui DCE (Declaração de Condição de Estabilidade) emitida em março de 2022, de acordo com as normas da Agência Nacional de Mineração, não apresentando qualquer risco iminente de rompimento.

Publicar Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *. Preencha os campos

*