Oeste Rural Show é aberta com discussões sobre os desafios do agronegócio em MT

Compartilhe
Publicado em 26 de maio de 2022.

“O Agronegócio não para”, foi com essa motivação que iniciou na noite desta quarta-feira (25) a 2ª edição da Oeste Rural Show, em Pontes e Lacerda (MT), a maior feira tecnológica do agronegócio da região Oeste de Mato Grosso. A feira é realizada pelo Sindicato Rural de Pontes e Lacerda, que segue com programação até sábado (28), no Parque de Exposições do município.

Durante a abertura do evento, o presidente do Sindicato Rural de Pontes e Lacerda, Michel Leinat, destacou a importância do evento para economia da região, enfatizando que houve importante aumento na produção de soja e milho nos últimos 10 anos, o que faz da cidade a última fronteira agrícola de Mato Grosso.

“Na pandemia o agronegócio não parou de alimentar o mundo inteiro e aqui em Pontes e Lacerda conseguimos mudar a chave da produção, porque apesar desse aumento, não reduzimos a criação de gado, mantendo um rebanho com aproximadamente 700 mil cabeças. Tudo isso, tem atraído muitos investimentos para o município, gerando emprego e renda, além de novas oportunidades de negócios proporcionadas pelo agro”, enfatiza.

O deputado estadual Valmir Moretto, representando a Assembleia Legislativa de Mato Grosso parabenizou a organização do evento e apontou que a Oeste Rural Show é uma oportunidade de diálogo, sobre temas importantes envolvendo o agronegócio.

“O agronegócio recolhe mais de R$ 2,7 bilhões de impostos para o Estado, é o setor que mais arrecada e sustenta o Estado”. O parlamentar aproveitou para falar sobre a situação que vem sendo enfrentada pelo setor de carne no Estado, em razão das questões tributárias e custo de produção.

O prefeito de Pontes e Lacerda, Alcino Pereira Barcelos, afirmou que a região mudou muito em razão dos avanços trazidos pelo agronegócio e parabenizou a organização da feira, que tem se transformado em verdadeira vitrine para a região.

Durante a abertura, também discursou a vice-presidente da Sicredi Biomas, Cristiane Marques, destacou que a presença da cooperativa se dá pela importância do agronegócio. Ela anunciou R$ 70 milhões disponíveis para financiamentos e 20% de desconto nas linhas de crédito para financiar energia solar e máquinas durante a Oeste Rural Show.

Já Francisco Manzi, diretor-técnico da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), destacou a importância da região para o agronegócio mato-grossense e da realização da segunda edição da feira. “Estavamos precisando desse retorno pós-pandemia. É a oportunidade de trocarmos informações e reencontramos as pessoas, com certeza será um evento de grande sucesso”.

Marco Antônio, representando a Aprosoja-MT, afirmou que a Oeste Rural Show é um marco histórico para Pontes e Lacerda. “Sei das lutas que nós produtores passamos. Então, desejo que este vendo seja um sucesso nas vendas”.

O vice-presidente da Famato, Marcos da Rosa, afirma que Pontes e Lacerda é uma cidade privilegiada por conta da fertilidade do solo, o que garante uma produtividade melhor que em muitas cidades onde precisa de correção. “Essa feira tem uma grande importância, porque também está discutindo os problemas do agronegócio que estão preocupando a todos, como o custo da produção influenciada pelo dólar e a questão do ICMS no Estado”.

O superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Mato Grosso (Senar-MT), Francisco Pugliése, enfatizou que a Oeste Rural Show inaugura uma nova fase de feira tecnológica na região Oeste. “Estamos vendo as cidades se transformarem. O que acontece hoje aqui em Pontes e Lacerda é a agricultura ocupando espaço importantíssimo, mas sem tomar o espaço importante dos bovinos”.

Oeste Rural Show

A Oeste Rural Show conta com o patrocínio do Senar MT; Sicredi; Aprosoja Mato Grosso; Acrimat; Banco do Brasil; Mt Diesel; Arojo Nutrição Animal; Magalhães Engenharia Elétrica; Aura – Apoena; DDMax – Controle de Pragas; Mercadão dos Tambores; Império Engenharia Máquinas e Serviços; VeGrande; Maxxi Case; Pedreira Serrana; Alfa Contabilidade; UPL – Raça Agropecuária; Confinamento São Lucas; Nacional Solar; e Fortuna Nutrição Animal. Além do apoio da Prefeitura Municipal de Pontes e Lacerda e da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

O evento é organizado pelo Sindicato Rural de Pontes e Lacerda, que tem Michel Leinat como presidente, Laudelino Luiz como vice-presidente; Petrônio Portela na 1ª Tesouraria; Mauro Ramos na 2ª Tesouraria, Maicol Stein como 1º Secretário e Regina Aparecida como 2ª Secretária.

Mais informações na página da feira no instagram: @oesteruralshow.

Por Assessoria de Imprensa.

Foto: Leandro Régis.

Publicar Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *. Preencha os campos

*