Vila Bela terá apenas um candidato a deputado estadual

Compartilhe

Publicado em 30 de maio de 2022.

Com uma população estimada pelo IBGE, em cerca de 18 mil moradores,  a primeira capital do Mato Grosso,  Vila Bela da Santíssima Trindade (510 quilômetros a Oeste de Cuiabá) estará concorrendo a uma cadeira de deputado estadual,  com o vereador Edclay Coelho (PSB), de 47 anos,  detentor de seis mandatos consecutivos de  vereador, no atual foi o mais votado.

Edclay,  aponta que o fato de ser o único candidato pelo município vilabelense ajuda. Contudo, ele espera votos em diversos outros municípios mato-grossenses,  devido a sua atuação a frente da da União das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso (Ucmmat) . ” Acredito que o nosso trabalho na Ucemat nos dará retorno nas urnas como forma de reconhecimento dos moradores em diversos outros municípios mato-grossenses ” contabiliza.

O pré candidato pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB)  afirmou que vem recebendo apoios importantes tanto em sua cidade quanto fora dos limites.  Ele, cita laços fortes entre Vila Bela e as duas maiores cidades do Oeste,  Cáceres e Pontes  Lacerda, ” existe  uma identidade entre esses municípios,  daí a importância de se eleger alguém que conhece as carências dos povos da fronteira” destaca.

Conforme avaliação de políticos experientes,  o PSB tem uma projeção de eleger três parlamentares,  Edclay prevê que entra no “pari gato” dentro da agremiação,  podendo,  segundo ele,  se eleger como o primeiro deputado titular de uma cadeira na Assembléia Legislativa,  desde a sua fundação em março de 1752.

Cabe destacar que Vila Bela da Santíssima Trindade,  já ocupou uma vaga de deputado na AL MT, com o médico André Jacob Bringsken, filho de pais missionários holandeses, mas que nasceu em Vila Bela. André,  ficou na suplência na eleição de 1994, porém acordos partidários lhe permitiram ocupar a função por quase o mandato inteiro.

Atualmente André Bringsken, exerce o cargo de prefeito daquela cidade.

Se há um consenso na primeira Capital do Mato Grosso,  não se pode dizer o mesmo na Capital do Oeste Cáceres, onde já sinalizam como pré candidatos aproximadamente onze concorrentes a AL MT, estarão à cata dos votos de mais de 70 mil eleitores. O que pode levar a pulverização dos votos e, assim  todos se abraçando sem eleger ninguém.

Para deputado federal,  a disputa também aponta para um “cardume ” de postulantes,  nada menos que sete já se asanham para o pleito,  sabe que apenas  três deles são fortes,  o ex prefeito Túlio Fontes,  o advogado Irajá Lacerda e o médico Leonardo Ribeiro,  este irá em busca de um segundo mandato.

Irajá,  embora não resida em Cáceres,  mas nasceu na cidade,  onde família mantém negócios.

Já Túlio Fontes,  concorre pela segunda vez a deputado federal,  foi duas vezes prefeito de Cáceres,  e tem como coordenador de sua campanha o ex deputado federal Pedro Henry apontado como líder político de maior carisma na região Oeste.

Por João Arruda.

Publicar Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *. Preencha os campos

*