Jornal Oeste /30 de Outubro de 2022
Por Giordano Tomaselli
Cada região brasileira ganhou um representante e Jonnier representará o Centro Oeste. “Eu estou muito feliz por ter esse reconhecimento orgânico agora estampado em um dos maiores prêmios do Brasil. Para mim é uma vitória nessa busca de 10 anos colocando meu trabalho nas paredes de Cuiabá”, diz.
O grafiteiro, que nasceu em Cáceres, teve duas de suas obras selecionadas: “A Aceleração” e “Um Caminho de Princípios”.
A premiação deste ano quer celebrar o centenário da Semana da Arte Moderna de 1922 e une o modernismo e o nacionalismo, buscando valorizar a cultura popular brasileira.
Ao comentar da importância do grafite ser destaque em uma premiação como a Jabuti, Jonnier ressalta o avanço no reconhecimento do grafite como expressão artística.
“Esse é o principal prêmio da literatura brasileira. E ter o grafite fazendo toda a paginação visual é importante porque até um tempo atrás o grafite era criminalizado por ter vindo da pichação. Então o Jabuti ter colocado o grafite nessa evidência, nos leva [os artistas] a outro patamar. Eu diria até internacional”.
Apesar de ambas as manifestações serem feitas com tintas spray ou de latas, o grafite e a pichação se diferem na forma. Pichação geralmente contém símbolos ou dizeres, já o grafite tem seu foco em desenhos e pinturas.no mercado? Ele fez exatamente isso!

Obra “Um Caminho de Princípios” de Jonnier ao lado da logo da premiação em imagem de divulgação do evento
Falando sobre o processo criativo de suas obras, Rafael contou o que “Um Caminho de Princípios” retrata. “É baseada em um universo lúdico, retrata um pescador e várias crianças, com vários livros em volta. E esses livros em volta são os manuais da vida”.
Já sobre a obra “A Aceleração”, a inspiração veio da agitação dos dias atuais. “Tudo está corrido, hoje os dias parecem estar mais curtos e as pessoas parecem que estão mais aceleradas”, conta.
Batizada por ele de “Manual”, a exposição será na Jonnier Art Gallery e estará aberta ao público a partir das 19 horas do dia 4. A galeria fica localizada na rua Estevão de Mendonça, n° 1.141, Bairro Quilombo, em Cuiabá.

