Estado é responsável por mais de 80% da produção nacional e conta com 11 usinas em operação, segundo dados da Unem
PUBLICADO EM 30/01/2023 ÀS 14H40 POR VIVIANE PETROLI, DE RONDONÓPOLIS (MT)
Responsável por mais de 80% da produção de etanol de milho no país, Mato Grosso pode saltar de 11 usinas para 19 nos próximos anos. A previsão é da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), diante da desburocratização do acesso às políticas de incentivos fiscais do governo do estado e a alta capacidade de produção.
O Brasil conta hoje com 18 usinas de etanol de milho em operação, de acordo com a União Nacional de Etanol de Milho (Unem). Dessas, 11 estão instaladas nos munícipios mato-grossenses de Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, Nova Mutum, Poconé, Nova Marilândia, São José do Rio Claro, Jaciara, Campos de Júlio.

Ainda conforme a Unem, das usinas com produção de etanol de milho em operação no estado hoje, três estão em fase de ampliação: Sorriso (duas usinas) e Campos de Júlio.
“A expectativa do setor para os próximos anos é ampliar para 19 o número de indústrias de etanol no Estado. A capacidade de produção de milho em Mato Grosso mais que dobrou em uma década, por causa da produção em duas safras no mesmo ano e da alta tecnologia empregada. Com isso, juntamos a facilidade e a eficiência das políticas de incentivo fiscais com a segurança jurídica, e estamos impulsionando esse setor o a investir no Estado”, pontua o secretário de Desenvolvimento Econômico do estado, César Alberto Miranda Lima.

