6 benefícios do consumo de limão para a saúde

Compartilhe

Publicado em 24 de março de 2023.

Além de versátil, essa fruta pode fazer muito bem para o nosso corpo 

Os limões são ricos em vitamina C, fibras e vários compostos vegetais que são responsáveis ​​por diversos benefícios à saúde. Além de ser uma fruta versátil, que pode ser usada em doces, saladas e sucos, ela também é bastante acessível! 

Confira, abaixo, alguns dos benefícios do limão para a saúde:

  1. Auxilia na saúde do coração

Os limões são uma boa fonte de vitamina C, podendo contar até 51% da quantidade diária de seu consumo. Atualmente, pesquisas mostram que comer frutas e vegetais ricos em vitamina C reduz o risco de doenças cardíacas e derrames.

No entanto, não é apenas a vitamina C que é considerada boa para o coração. Os compostos de fibras presentes nos limões também podem reduzir significativamente alguns fatores de risco para doenças cardíacas.

  1. Ajuda a controlar o peso

Os limões são frequentemente promovidos como um alimento para perda de peso, e existem algumas teorias sobre o porquê disso. Uma teoria comum é que a fibra de pectina solúvel, presente no limão, se expande em seu estômago, ajudando você a se sentir satisfeito por mais tempo.

  1. Previne cálculos renais

O ácido cítrico presente no limão pode ajudar a prevenir cálculos renais aumentando o volume da urina e aumentando o pH da urina, criando um ambiente menos favorável para a formação de cálculos renais.

  1. Protege contra a anemia

A absorção de ferro pode ser melhorada com o consumo de vitamina C e ácido cítrico. Por isso, quando você consome limões, está ajudando seu corpo a se proteger da anemia, garantindo que você absorva o máximo de ferro possível na sua alimentação. 

  1. Reduz o risco de câncer

Uma dieta saudável rica em frutas e vegetais pode ajudar a prevenir alguns tipos de câncer. Alguns estudos observacionais descobriram que as pessoas que comem mais frutas cítricas têm menor risco de câncer.

  1. Melhora a saúde digestiva

A principal fibra do limão é a pectina, uma forma de fibra solúvel ligada a múltiplos benefícios à saúde. Ela pode ajudar a melhorar a saúde intestinal e retardar a digestão de açúcares e amidos. Esses efeitos podem resultar em níveis reduzidos de açúcar no sangue.

Por Giulia Martins.

 

Leandro Régys

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *