Governador transfere Capital, assina ordens de serviço e lança programa em aniversário de Vila Bela da Santíssima Trindade

Compartilhe
Agenda no município começa às 8h15 de segunda-feira (20.03), com chá afro e apresentação dos dançantes do Congo
17 de Março de 2023

Camilla Zeni | Secom-MT

O governador Mauro Mendes participa, na próxima segunda-feira (20.03), das comemorações de aniversário de Vila Bela da Santíssima Trindade (a 562 km de Cuiabá), que contam com a transferência simbólica do poder político da Capital para o município, assinatura de ordens de serviço e lançamento do programa Vigia Mais MT. 

A programação começa às 8h15, quando o governador será recepcionado no Palácio dos Capitães-Generais com o chá afro e apresentação do grupo Dançantes do Congo. No local é assinada a transferência da Capital para o município, uma solenidade já tradicional em comemoração ao município que foi a primeira capital de Mato Grosso, entre 1752 e 1835.

 

Às 10h o governador segue com a comitiva para a Escola Municipal Ricardo Franco, onde participa de encontro com as autoridades locais e assina ordens de serviço para a implantação de asfalto na MT-199 e na rodovia que dá acesso ao frigorífico BMG Foods. 

Ainda na escola, o governador assina carta de intenção para reconhecimento de Vila Bela e San Ignácio (na Bolívia) como cidades irmãs, e a viabilização da construção do Centro Cultural de Vila Bela da Santíssima Trindade, chamado de Congódromo.

A solenidade ainda conta com o lançamento do programa Vigia Mais MT, que consiste na interligação de câmeras de videomonitoramento instaladas no município com o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). 

No período da tarde, o governador segue com a comitiva para o município de Lucas do Rio Verde.

Transferência da Capital

A transferência da capital de Mato Grosso para o município de Vila Bela da Santíssima Trindade é um ato simbólico previsto em lei, sancionada em 2016, e ocorre anualmente, no aniversário da cidade (19 de março). Conforme a legislação, o objetivo é resgatar a história do município, com sua cultura e suas tradições. 

Confira a agenda abaixo:
8h15 – Recepção do Senhor Governador e comitiva pelos Dançantes do Congo no Palácio dos Generais, onde será servido o Chá Afro

9h – Entrevista do Senhor Governador concedida a Rádio Primeira Capital;
10h – Evento de assinaturas:
– Ordem de Serviço para confecção do projeto de asfaltamento MT199;
– Ordem de Serviço para o asfaltamento de 1.500 metros na rodovia de acesso ao frigorífico BMG Foods;
– Assinatura da Carta de Intenção para Cidades Irmãs San Ignácio (Bolívia) e Vila Bela (MT);
– Assinatura para viabilização do Congódromo;
– Assinatura para instalação do programa Vigia MaisMT
13h30 – Decolagem para Lucas do Rio Verde

 

 

 
 

Leandro Régys

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *