Mato Grosso vai começar a exportar carne para o México

Compartilhe

Publicado em 15 de março de 2023.

O país da américa do norte aceitou comprar carne dos produtores brasileiros e a venda deve impulsionar a economia nacional

A partir desta semana, o México abrirá suas portas para a carne bovina produzida no Brasil graças à habilitação de 34 plantas frigoríficas localizadas em 14 estados brasileiros. A exportação deve impulsionar positivamente a economia de Mato Grosso.

As unidades estão localizadas na Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Mato Grosso é detentor do maior rebanho de bovinos do País, com mais de 32 milhões de cabeças.

“É um momento histórico para as relações comerciais brasileiras, especialmente para a carne bovina. O Brasil mostra a potência e a grandiosidade da sua pecuária e a expansão de mercados está se tornando uma grande oportunidade para a retomada do crescimento desta atividade econômica. Habilitar 34 plantas frigoríficas para o México é um sonho de mais de uma década que o Brasil tinha e conseguimos realizar”, detalhou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

Com a publicação dos requisitos zoosanitários para a importação da carne bovina brasileira pelo governo mexicano, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) conclui a negociação iniciada há mais de 12 anos para a comercialização do produto entre os países. Ainda neste ano, o México ampliou o mercado para a carne suína.

Poderão ser exportadas a carne bovina proveniente de Santa Catarina, que conta com o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) de zona livre de febre aftosa e também a carne maturada e desossada de outros 14 estados brasileiros.

“Vivemos um bom momento, o humor do mundo se tornou favorável ao Brasil”, destacou o ministro ao lembrar que, somente em 2023, foram habilitadas plantas frigoríficas para a exportação para a Indonésia e derrubadas as suspensões de mais três frigoríficos para a comercialização aos chineses.

No mês passado, o México já havia ampliado a abertura do mercado para a carne suína brasileira.

Fonte: MT Econômico.
 
 

 

Leandro Régys

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *