“Visão do Governo de MT propicia o desenvolvimento não só de Vila Bela, mas de todo o Estado”, afirma prefeito

Compartilhe

Em celebração ao aniversário da cidade, Governo transferiu a sede da Capital, assinou ordens de serviço, lançou programa de Segurança Pública e entregou equipamentos para o Gefron

Por: Camilla Zeni | Secom-MT
20/03/2023 | 16h57

O município de Vila Bela da Santíssima Trindade (a 562 km de Cuiabá) foi contemplado com novos investimentos do Governo de Mato Grosso, que irão auxiliar no crescimento da região do Vale do Guaporé e contribuir com a valorização da cultura da cidade, que por mais de 80 anos foi a  primeira Capital do Estado. 

As assinaturas de ordens de serviço e os lançamentos de novos programas de Segurança Pública e habitação foram realizados nesta segunda-feira (20.03), em comemoração ao aniversário do município, que completou 271 anos neste domingo (19). Durante a solenidade, o governador Mauro Mendes também fez a tradicional transferência simbólica da Capital de Mato Grosso para o município.
 

“A transferência da sede do Governo, mesmo que por um dia, simboliza a força do Estado, e traz um avanço grande para a região. O governador Mauro Mendes nos presenteia com convênios e ordem de serviço para vermos, finalmente, deslanchar um sonho histórico que temos aqui. Estamos dando os primeiros passos, graças à visão estratégica do Governo do Estado, e isso traz desenvolvimento e melhor qualidade de vida não só para Vila Bela, mas para todo o Mato Grosso”, destacou o prefeito do município, Jacob André Bringsken.

 

Dentre os importantes investimentos autorizados para o município está o convênio para a construção do Espaço Multiuso do município, chamado de congódromo, que recebe investimento de R$ 8,5 milhões do Governo de Mato Grosso. 
 

“O congódromo foi promessa de vários governadores que passaram e era aguardado há muito tempo pela nossa população. O senhor, governador Mauro Mendes, nunca prometeu, mas é quem está cumprindo. Obrigado por realizar o sonho do nosso povo”, agradeceu o prefeito.


O governador também assinou duas ordens de serviço que preveem o asfaltamento de 1,5 km na rodovia que dá acesso ao frigorífico BMG Foods e a elaboração de projeto para asfaltamento da MT-199. A rodovia é considerada uma importante ligação da cidade com o país vizinho, a Bolívia, e é um dos pleitos antigos dos moradores. 

“Quando damos autorização para contratar esse projeto da MT-199, podem ter certeza que vamos contratar, executar e, dentro do meu mandato, eu garanto que pelo menos uma parte da estrada vai estar asfaltada. Podem ter a absoluta tranquilidade de que faremos a obra, assim como temos feito tantos investimentos no Estado inteiro”, declarou o governador.
O deputado estadual Valmir Moretto ressaltou que as ações do Estado, como o investimento em logística, impactam positivamente a Região Oeste.
 

“Vamos tirar Vila Bela do fim da linha para transformá-la em uma cidade transitória, como último ponto de apoio de Mato Grosso na divisa com a Bolívia. Vamos fazer com que as pessoas passem pelo município, auxiliando no desenvolvimento da região”, observou.

A área da segurança pública também foi contemplada pelo Governo de Mato Grosso, que entregou equipamentos e 38 fuzis ao Grupo Especial de Fronteira (Gefron), e lançou o programa Vigia Mais MT. 
 

O projeto prevê a instalação de 46 câmeras de videomonitoramento no município, sendo 40 fixas, três do modelo speed domes, que captam imagens em 360 graus em um raio de 2 quilômetros, e três OCRs, que fazem a leitura de placas e monitora veículos em tempo real. 

Também receberam as câmeras os municípios de Conquista D’Oeste, Campos de Júlio, Comodoro, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, Jauru, Sapezal, Indiavaí, Curvelândia, Salto do Céu, Rondolândia, Vale de São Domingos, Mirassol D’Oeste e Cáceres. Ao todo o investimento foi de R$ 1,7 milhão.
 

O Governo de Mato Grosso ainda assinou a carta de intenção para que Vila Bela da Santíssima Trindade e San Ignácio de Velasco (Bolívia) sejam consideradas cidades gêmeas.

O presidente da Assembleia Legislativa do Departamental de Santa Cruz, Zvonko Matkovic, afirmou que a parceria entre Brasil e Bolívia vai fortalecer o desenvolvimento de ambos os países, por meio de um novo caminho para exportação, e garantiu que as autoridades bolivianas seguirão trabalhando para garantir efetividade na parceria.
 

Acompanharam o evento o senador Wellington Fagundes, os deputados federais Coronel Assis, Fábio Garcia e Abílio Brunini, deputados estaduais Max Russi, Elizeu Nascimento, Alberto Machado, Alex Sandro e Valmir Moretto, secretários de Estado Coronel César Roveri (Sesp), Cesar Miranda (Sedec), Jefferson Neves (Secel), e o comandante-geral da Polícia Militar, Alexandre Mendes.

 

Leandro Régys

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *