Endometriose afeta mais de 7 milhões de mulheres no Brasil

Compartilhe

Publicado em 10 de maio de 2023.

A endometriose afeta cerca de 176 milhões de mulheres no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde. Somente no Brasil, são mais de 7 milhões de casos. No último domingo, 07 de maio, foi comemorado o Dia Internacional da Luta contra Endometriose, visando dar ainda mais visibilidade para a importância de se obter o diagnóstico precoce e um tratamento adequado.

Com o objetivo de ampliar o acesso e o conhecimento sobre a doença, o Hospital e Maternidade Femina, em Cuiabá, lançou o quarto episódio do podcast da instituição, dessa vez sobre Endometriose. Estimativas da Associação Brasileira de Endometriose apontam que entre 10% a 15% das mulheres em idade reprodutiva podem ser acometidas pela doença.

Ginecologista e Obstetra com mais de 20 anos de experiência, o médico Acir Novaczyk, da Femina, destaca que a Endometriose pode causar dores crônicas e infertilidade, por isso, é importante que todas as mulheres estejam atentas aos sintomas e procurem o acompanhamento médico.

Segundo a médica Giovana Fortunato, que também participou do podcast sobre o assunto, as mulheres com Endometriose podem apresentar dor intensa, principalmente durante a menstruação. Esta dor pode se manifestar na região pélvica, durante a relação sexual, ao urinar ou ao evacuar. Além disso, elas podem ter cólicas menstruais mais intensas do que o normal.

Diagnosticar precocemente a endometriose é essencial para ter a chance de cura e evitar complicações futuras. Entretanto, a maioria das mulheres e até mesmo alguns médicos não têm conhecimento adequado sobre a doença, muitas vezes acreditando que é normal ter cólicas e não procurando investigar a fundo suas causas. Com isso, o diagnóstico é adiado, às vezes por mais de 10 anos, explicou o médico Eduardo de Lamare, presente também no episódio.

O podcast completo da Femina pode ser acessado pelo link: https://youtu.be/tLAspebKPoI. Nas redes sociais do hospital (@feminacuiabaoficial), o ginecologista Acir Novaczyk traz mais informações sobre a Endometriose, como sintomas e tratamento.

Sobre a Femina

O Hospital e Maternidade Femina atua há 43 anos em Cuiabá, nas áreas de Pediatria, Obstetrícia, Ginecologia, Clínica-Geral e pronto atendimento com plantão 24 horas. Também conta com estrutura laboratorial de análises clínicas, no caso de exames solicitados durante os pronto-atendimentos. Ainda fazem parte de sua estrutura UTI adulta, UTI Neonatal e UTI pediátrica.

Fonte: O Bom da Notícia.

 

 

Leandro Régys

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *