Governo alerta para golpes de sites falsos para pagamentos de licenciamento e IPVA em Mato Grosso

Compartilhe

Publicado em 24 de maio de 2023.

O boleto para o pagamento deve ser emitido apenas nos sites e canais de atendimento oficiais da Sefaz e do Detran, e no aplicativo MT Cidadão

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) e a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT) alerta os contribuintes sobre um site falso criado por criminosos para aplicar golpe. O endereço falso é: https://sefazmtgov.com/, com o layout idêntico ao site do Detran-MT porém, o endereço eletrônico é diferente do site oficial.

Ao fazer a consulta com os dados do veículo, o site falso apresenta uma tela semelhante ao do licenciamento. Na página é apresentado um QR Code falso para pagamento via PIX, com desconto. Se for pago, o valor é repassado para conta corrente de criminosos.

Para que o cidadão não caia no golpe, a orientação é que a atenção seja redobrada na hora de pagar o IPVA ou licenciamento. O boleto para o pagamento deve ser emitido apenas nos sites e canais de atendimento oficiais da Secretaria de Estado de Fazenda e do Detran, além do aplicativo MT Cidadão e do portal de serviços do Governo de Mato Grosso.

O Detran-MT e a Sefaz-MT reforçam ao contribuinte para que sempre se atente ao endereço eletrônico do site antes de digitar dados pessoais ou emitir qualquer boleto para pagamento. O site oficial do Detran-MT é: www.detran.mt.gov.br e o da Sefaz-MT: www.sefaz.mt.gov.br, ambos com o domínio final “mt.gov.br”.

O contribuinte deve se atentar, também, às formas de pagamento oferecidas. O licenciamento possui valor de R$ 140, sem descontos. Já o IPVA pode ser pago à vista, com 15% de redução, ou parcelado em até oito vezes. Para duas parcelas é oferecido 10% de desconto e de 5% em três vezes.

Desde o início do ano, criminosos têm criado diversos sites fraudulentos com o objetivo de aplicar o golpe e cobrar valores relacionados ao IPVA e licenciamento. A Sefaz e o Detran estão trabalhando para remover e bloquear as páginas para que a população não sofra nenhum prejuízo.

O Detran-MT já está tomando as providências necessárias para a retirada do novo site falso do ar e orienta ao cidadão, caso tenha caído em algum golpe em nome do órgão, que registre um Boletim de Ocorrência (BO) junto a delegacia de polícia.

Assessoria | Detran/Sefaz
 
 

Leandro Régys

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *