Compartilhe

 

Criminosos usam até caminhões frigoríficos para transportar os entorpecentes

 

Policia Federal faz operação contra quadrilha interestadua que levava drogas de Mato Grosso até o Espirito Santo

Nesta segunda-feira (14) a Polícia Federal deflagrou a Operação Sangue Frio, que visa desarticular as operações de uma quadrilha criminosa que se especializa na lavagem de dinheiro e também no tráfico interestadual de drogas. Segundo a PF, a droga era transportada em caminhões de um frigorífico em Mato Grosso, que levava a carga a diversas cidades do estado do Espirito Santo. 

Foram ao todo 32 mandados judiciais cumpridos no Espirito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, e em Mato Grosso. 28 mandados de busca e apreensão, e quatro mandados de prisão temporária. Em Mato Grosso, uma pessoa foi presa por porte ilegal de arma de fogo, mas após pagamento de fiança, deverá ser liberada nas próximas horas. 

O delegado Arcelino Damasceno, responsável pela investigação, detalhou que o transporte da cocaína, era feita em caminhões frigoríficos, que geralmente, por protocolos sanitários rígidos, acabam não sendo alvos frequentes de fiscalizações por parte das autoridades. Ainda segundo o delegado, o líder desta organização criminosa era foragido há 13 anos por condenação pelo crime de tráfico de drogas. 

O início das investigações

As primeiras investigações contra a quadrilha começaram após acompanhamentos feitos pela PF à uma carga de 200 kg de cocaína, que saíram de Mato Grosso, com destino ao Espírito Santo. Segundo o delegado Damasceno, a apuração revelou que o grupo trazia 200 kg de drogas por mês, e fazia a distribuição á vários pontos do estado do Espirito Santo. 

A operação mobilizou cerca de 240 policiais, e contou com o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, e das Guardas Municipais. Os investigados na operação podem responder pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa, e lavagem de dinheiro.

 

Por Vitor Gabriel