Compartilhe
Em todas as cidades, as equipes permanecem em campo de forma ininterrupta, com foco no controle dos incêndios

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) extinguiu, nas últimas 24 horas, três incêndios florestais e segue atuando, nesta quarta-feira (13.8), no combate a outros oito focos ativos em diferentes regiões do estado.

Os incêndios extintos foram registrados nos municípios de Santo Antônio de Leverger, Tabaporã e Lucas do Rio Verde. Neste último, aproximadamente 3 mil litros de água foram utilizados para a completa extinção das chamas.

Já em Santo Antônio de Leverger, o incêndio florestal foi extinto no Morro de Santo Antônio, próximo a comunidade de Morrinhos. O combate foi iniciado hoje, logo quando o foco de calor foi identificado. Rapidamente, os bombeiros atuaram com o uso de sopradores, mochilas costais, kits de combate e viaturas, além do apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA).

Foram empregados cerca de 6 mil litros de água para a extinção rápida do incêndio florestal. Além dessa ação, as equipes continuam com o combate aos incêndios florestais nos municípios de Colniza, Água Boa, Santa Terezinha, Torixoréu, Novo Mundo, Querência, Nossa Senhora do Livramento e em Chapada dos Guimarães.

Em Colniza, as equipes estão em operação há três dias. Já em Água Boa, Santa Terezinha e Torixoréu, os trabalhos foram iniciados na terça-feira (12.8), contando com reforço de máquinas pesadas e caminhão-pipa, especialmente em Água Boa.

Em Nossa Senhora do Livramento, os bombeiros seguem atuando e já foram utilizados aproximadamente 5 mil litros de água para o controle das chamas. Em todos os municípios, as equipes permanecem em campo de forma ininterrupta, com foco na contenção dos incêndios e na preservação de vidas, do meio ambiente e de propriedades rurais.

Proibição do uso do fogo

O CBMMT reforça o alerta à população sobre a proibição do uso de fogo para limpeza e manejo de áreas rurais em Mato Grosso. De 1º de junho até 31 de dezembro está proibido o uso do fogo no Pantanal. Nas regiões da Amazônia e do Cerrado, o período proibitivo teve início em 1º de julho e vai até 30 de novembro.

Já nas áreas urbanas, o uso do fogo é proibido durante todo o ano. Em caso de qualquer indício de incêndio florestal no bioma, a orientação é que a denúncia seja feita imediatamente pelos números 193 ou 190.