Compartilhe

Oficinas mecânicas próximas à Terra Indígena Sararé, localizada entre os municípios de Pontes e Lacerda e Conquista d’Oeste (MT), foram alvo de uma operação da Polícia Federal nesta sexta-feira (15). Os estabelecimentos são investigados por suspeita de ocultar maquinários usados na extração ilegal de ouro em garimpos clandestinos da região.

Ao todo, foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão em casas e comércios nos dois municípios. A ação contou com o apoio do Exército Brasileiro e teve as ordens expedidas pela 2ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Cáceres.

As investigações começaram a partir de informações repassadas pela Polícia Rodoviária Federal, indicando possível participação de empresários no armazenamento e manutenção de escavadeiras, tratores e outros equipamentos utilizados na exploração ilegal. Segundo a PF, a estratégia era ocultar o maquinário em oficinas para dificultar a fiscalização.

O objetivo da operação é desarticular a logística do garimpo ilegal na região. Todo o material apreendido será periciado para auxiliar na identificação de financiadores da atividade criminosa. Os suspeitos podem responder por crimes ambientais e usurpação de bens da União.

Por redação