Cerca de 70 delegados, entre diretores, coordenadores, regionais e titulares, participaram do evento institucional
Cerca de 70 delegados da Polícia Civil de Mato Grosso, entre diretores, coordenadores, regionais e titulares, participam da reunião gerencial promovida pela Diretoria Geral, entre os dias 19 a 21 de agosto. O evento é realizado na Associação Mato-Grossense de Delegados de Polícia (Amdepol), em Cuiabá.
Um dos objetivos da reunião é apresentar aos componentes da instituição, as funções das novas coordenadorias criadas para aprimorar as atividades desenvolvidas pela Polícia Civil, além de debater melhorias e estabelecer metas com foco na redução da criminalidade.
A delegada-geral, Daniela Maidel, destacou a importância da reunião para alinhar as ações e planejar estratégicas que possibilitem o aperfeiçoamento do trabalho investigativo das delegacias em todo estado.
“Esse encontro é uma oportunidade de compartilhar experiências, discutir problemas regionalizados, expor dificuldades e fazer ajustes necessários, visando prestar serviço com cada vez mais qualidade para a sociedade”, pontuou a delegada-geral.
A Coordenadoria de Polícia Comunitária
Uma das frentes de atuação é o projeto “Papo de Homem para Homem”, que surgiu diante da necessidade de se desenvolver um trabalho preventivo junto ao público masculino.
No formato de grupo reflexivo, o projeto atualmente atende por ano cerca de 400 homens que cumprem medidas protetivas por violência doméstica contra a mulher.
O público masculino participa de palestras de conscientização sobre o respeito às mulheres, desgastes e o sofrimento perpetuados pela violência doméstica, entre outros temas como saúde mental e domínio do próprio sentimento.
A ideia é propiciar alternativas para que o ciclo da violência doméstica seja quebrado, além de conscientizar os agressores sobre as consequências da violência no contexto infrafamiliar.
A Coordenadoria de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e Vulneráveis
Implantada para proteger e garantir os direitos das mulheres e vulneráveis sob competência da Polícia Civil de Mato Grosso, conforme Lei Complementar 787/24, tendo como foco o enfrentamento à violência doméstica e familiar.
As atividades desenvolvidas pela unidade são capacitações, palestras, articulações com outras instituições, apoio nas instalações de núcleos de atendimento especializado nas delegacias no interior do estado, entre outas ações relativas ao combate à violência contra a mulher e vulneráveis.
A Coordenadoria de Enfrentamento ao Crime Organizado (Cecor)
Criada para acompanhar as análises das operações policiais, elaborar propostas de planejamento estratégico contra as fações criminosas, buscar apoio operacional junto a outros entes da Federação, além de facilitar e alinhar os trâmites processuais entre a Polícia Civil, Poder Judiciário e Ministério Público.
A Coordenadoria de Informações Financeiras e Recuperação de Ativos (Cifra)
Instituída para atuar diante das novas perspectivas de investigação: autoria, materialidade e o patrimônio. A metodologia de trabalho visa a recuperação de ativos e o retorno desses recursos através de investimentos.
A Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core)
Opera de forma tática em ações de maior risco ou complexidade, intervenção para resgate de reféns, gerenciamento de crises, escoltas, patrulhamento e rastreio em ambiente rural, dispõem de equipe de explosivistas, presta apoio para as delegacias em todo estado, entre outras demandas operacionais.
A Coordenadoria de Inteligência para Monitoramento Sistêmico de Organizações Criminosas
Trabalha para a coleta de informações qualificadas, elabora documentos de inteligência, presta assessoramento aos núcleos de inteligência das delegacias, auxilia e subsidia os gestores para as tomadas de decisões, entre outras atribuições.
A Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP)
Além de administrar o setor de recursos humanos da Polícia Civil, a coordenadoria desenvolve projetos de saúde e bem-estar voltados a qualidade de vida dos servidores.
