Compartilhe

O suspeito, vizinho da área institucional, usava maquinário agrícola para arar a terra pública, que pertence ao INTERMAT.

Um homem de 61 anos foi preso em flagrante por invasão de terras públicas na tarde desta quarta-feira (29.10), em uma área rural de Cáceres. O local, pertencente ao Instituto de Terras de Mato Grosso (INTERMAT), está cedido para uso da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

A guarnição do 6º Batalhão de Polícia Militar foi acionada para averiguar a denúncia de invasão. Ao chegarem na área da EMPAER (próximo à UNEMAT), os policiais foram recebidos por representantes da universidade.

Os funcionários da UNEMAT informaram que o posseiro vizinho de 61 anos, teria invadido parte da área institucional com o objetivo de ocupá-la e realizar o plantio de milho.

Durante a verificação, a PM constatou que a área demarcada da UNEMAT apresentava sinais recentes de aragem. No local, foi encontrada uma máquina agrícola em plena operação, conduzida por um tratorista que prestava serviço ao vizinho, alegando desconhecer que se tratava de terra pública.

O suspeito de 61 anos foi cientificado sobre a ilicitude de sua conduta e conduzido à Delegacia de Polícia. O caso foi tipificado com base no Artigo 20 da Lei nº 4.947/66, que prevê detenção para quem invade, com intenção de ocupação, terras da União, Estados ou Municípios.

O tratorista e dois funcionários da UNEMAT foram conduzidos à 1ª Delegacia de Polícia de Cáceres para prestarem esclarecimentos na condição de testemunhas.

Joner Campos I Cáceres Noticias