Compartilhe

Ação conjunta na BR-070 utilizou cães farejadores para vistoriar ônibus e passageiros na rota da fronteira oeste; 140 pessoas foram fiscalizadas neste sábado.

Joner Campos I Cáceres Notícias

A manhã deste sábado (07) foi de movimentação intensa para as forças de segurança no km 741 da BR-070, em Cáceres. A Polícia Rodoviária Federal (PRF), em parceria com o Canil Integrado do GEFRON-MT, realizou o comando “Embarque Legal”, um braço estratégico da Operação Rodovida 2025/2026.

O objetivo principal da força-tarefa foi garantir que o transporte coletivo que corta a região de fronteira não seja utilizado como rota para o tráfico de drogas e armas, além de verificar as condições de segurança dos veículos.

A grande vantagem da operação foi a precisão técnica. Com o auxílio dos cães farejadores do GEFRON, as vistorias em bagagens e compartimentos de carga foram minuciosas. Enquanto os cães buscavam por ilícitos, agentes da PRF inspecionavam itens de segurança obrigatórios e o cumprimento das normas de trânsito.

 

 

Balanço da Operação

Foram seis horas de fiscalização intensiva, num total de dez ônibus (interestaduais e intermunicipais) vistoriados e 140 passageiros acompanhados.

“A integração é a nossa melhor ferramenta para proteger a sociedade. Onde a fiscalização tática da PRF encontra o olfato apurado dos cães do GEFRON, o crime transfronteiriço perde espaço”, destacou a nota das forças envolvidas.

Além do combate ao tráfico, a ação focou na prevenção de sinistros de trânsito, conferindo tacógrafos, pneus e equipamentos de emergência dos ônibus de linha que operam na região.