Free-shop é uma loja que vende produtos com isenção de impostos de importação, geralmente localizada em áreas de acesso restrito de aeroportos internacionais, portos e fronteiras terrestres. Estes produtos, como perfumes, cosméticos, bebidas, chocolates, eletrônicos e roupas, são oferecidos a preços menores por estarem isentos de impostos
Por REDAÇÃO

Na manhã desta segunda-feira (12/05), durante reunião realizada no Palácio Paiaguás com representantes da FACMAT, da Associação Comercial de Cáceres e de diversas outras entidades, o governador Mauro Mendes autorizou a instalação de um Free Shop no município de Cáceres.
A decisão marca um passo significativo para o desenvolvimento econômico da região, com impactos positivos no fortalecimento do comércio local, na promoção do turismo e na ampliação das oportunidades de emprego e geração de renda.
O deputado estadual, Valmir Moretto (Republicanos), representante da Região Oeste no parlamento não escondeu a sua satisfação. O republicano considera a decisão como oportunidade para a região:
“Missão cumprida. Há uma demanda e um clamor que se arrasta há muito tempo. Toda a sociedade mobilizada para esta ação. É uma possibilidade de negócio diferente. Dinheiro, oportunidade e riqueza nova. O governador deu o “sim” para o Free Shop de Cáceres. Eu acredito que é um ponto importante para a economia de Cáceres”, destacou o deputado.
Para o governador Mauro Mendes (União Brasil), a luta pela criação da loja franca é uma reivindicação antiga da sociedade e que agora se torna realidade. Na audiência, o governador fez o compromisso de em 15 dias estar em Cáceres assinando o decreto. O texto se encontra com a Secretaria de Fazenda, e deve seguir para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) ainda nessa semana.
“Essa história é antiga. Existe pontos contras e pontos a favor. Depois de uma análise criteriosa do governo, e ouvindo aqui todas essas lideranças, o governo do Estado de Mato Grosso decidiu que estaremos encaminhando amanhã para a Assembleia Legislativa, com o presidente Max Russi e o líder da região Oeste, deputado Valmir Moretto, junto com outras lideranças para que possam seguir o devido processo legal”, destacou o chefe do Palácio Paiaguás.
A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato (PSB), uma das mobilizadoras da comitiva, não escondeu a satisfação em ver o anuncio do decreto da loja no município.
“Gostaria de agradecer novamente o deputado Moretto pelo empenho. Essa audiência foi muito importante e positiva. Para sensibilizar o governador para o decreto do Free Shop. Dois anos de luta. Eu estou muito feliz por que o encaminhamento foi positivo. Daqui a 15 dias vamos estar assinando esse decreto. O governador se comprometeu. É uma vitória da sociedade civil, de toda a classe política”.
A instalação do free shop ocorrerá após a regulamentação da Portaria do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) que reconheceu Cáceres como cidade gêmea de San Matías/Bolívia. O empreendimento oferecerá produtos importados com isenção de impostos.
Também estavam no evento: o deputado federal Nelson Barbudo; o presidente da ALMT deputado Max Russi; os prefeitos Hector Alvarez (Mirassol D`Oeste), Gheysa Borgato (Glória D`Oeste), Marcelinho da Bem Estar (Lambari D`Oeste), Enilson Rios (Araputanga), Pabollo Victor (Rio Branco) e professor Mauto (Salto do Céu); a reitora da Unemat, Vera Maquea; os secretários de Estado Fábio Garcia (Casa Civil), Rogério Gallo (Fazenda), Laice Souza (Comunicação), Dr. Leonardo (Representação do Governo) e Jordan Espindola (Gabinete do Governo); o consul boliviano em Caceres, Davi Perez; a presidente da OAB Cáceres, Cibeli Simões; o ex-senador Márcio Lacerda; entre outras autoridades locais.
Participaram também da reunião uma equipe de representantes do Grupo Líderes de Fronteira, liderados pelo advogado Ledson Catelan para cobrar o cumprimento da promessa feita pelo Governador de Mato Grosso.