Compartilhe

Presidente dos EUA, Donald Trump, disse que ‘vamos ensinar os imigrantes a fugir de um jacaré’ ao inaugurar a nova prisão. Complexo é localizado em antiga pista de pouso de treinamento em região pantanosa dos Everglades, a cerca de 80 km de Miami.

Nova prisão de imigrantes na Flórida apelidada de 'Alcatraz dos jacarés' ficou pronta nesta semana e primeiro grupo de detentos já chegou ao local, segundo a Associated Press. — Foto: REUTERS/Evelyn Hockstein

Nova prisão de imigrantes na Flórida apelidada de ‘Alcatraz dos jacarés’ ficou pronta nesta semana e primeiro grupo de detentos já chegou ao local, segundo a Associated Press. — Foto: REUTERS/Evelyn Hockstein

O primeiro grupo de imigrantes chegou à “Alcatraz dos Jacarés”, novo centro de detenção localizado dentro da região pantanosa dos Everglades, na Flórida, confirmou um porta-voz do procurador-geral do estado à agência de notícias Associated Press (AP) nesta quinta-feira (3).

“Já há pessoas lá”, disse o secretário de imprensa Jae Williams à AP, sem dar mais detalhes sobre o número de detidos ou a data exata da chegada.

O procurador-geral da Flórida, James Uthmeier, disse na quarta-feira que a nova prisão, inaugurada pelo presidente Donald Trump na terça, receberia os primeiros detentos nas próximas horas.

“A ‘Alcatraz dos Jacarés’ vai receber hoje à noite centenas de imigrantes ilegais com antecedentes criminais. Próxima parada: de volta para onde vieram”, disse Uthmeier em publicação no X.

O governo Trump não confirmou oficialmente a chegada dos detentos ao local até a última atualização desta reportagem. No entanto, autoridades da Flórida afirmaram durante a visita de Trump que prisioneiros chegariam ao local ainda nesta semana.

'Alcatraz dos Jacarés': Trump inaugura prisão para imigrantes ilegais na Flórida — Foto: Reprodução/TV Globo

‘Alcatraz dos Jacarés’: Trump inaugura prisão para imigrantes ilegais na Flórida — Foto: Reprodução/TV Globo

A nova prisão, adaptada a partir de uma pista de pouso de treinamento, foi apelidada de “Alcatraz dos jacarés” por ter localização isolada, em uma região de pântano a cerca de 80 quilômetros a oeste de Miami. O nome remete à lendária prisão de Alcatraz, localizada em uma ilha na Baía de São Francisco e desativada em 1963. Segundo a Casa Branca, o complexo será especialmente seguro por estar “cercado por jacarés”.

O projeto da “Alcatraz dos jacarés” tem sido alvo de protestos pelo possível impacto ambiental sobre o pântano, um ecossistema delicado, e por críticas de que Trump estaria tentando usar o local para enviar uma mensagem aos imigrantes no país. Além disso, líderes indígenas se opõem ao projeto por afirmar que a terra é sagrada ali.

O principal argumento do governo Trump para o novo centro de detenção é justamente o isolamento do local —um pântano infestado de mosquitos, cobras píton, jacarés e crocodilos. A Casa Branca espera que isso transmita uma mensagem clara tanto aos detidos quanto ao mundo: as consequências de violar as leis de imigração dos EUA serão severas.

A construção da nova prisão é mais um movimento das rígidas políticas anti-imigração promovidas por Trump desde que retornou à Casa Branca, em janeiro deste ano.

‘Vamos ensiná-los a fugir de jacaré’, diz Trump sobre presos

Trump visita 'Alcatraz dos jacarés', novo centro de detenção de imigrantes na Flórida, em 1º de julho de 2025. — Foto: REUTERS/Evelyn Hockstein

Trump visita ‘Alcatraz dos jacarés’, novo centro de detenção de imigrantes na Flórida, em 1º de julho de 2025. — Foto: REUTERS/Evelyn Hockstein

O presidente Donald Trump inaugurou nesta terça-feira (1º) a “Alcatraz dos jacarés”, novo centro de detenção de imigrantes na região de Everglades, na Flórida, que seu governo abrirá nos próximos dias. Trump disse que “vamos ensiná-los a fugir de um jacaré”, em referência aos futuros detentos do complexo.

A visita de Trump inaugurou a prisão, que deve começar a receber imigrantes presos pelo Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE, na sigla em inglês) nos próximos dias, e disse que quer ver mais prisões como essa em outros estados.

Perguntado sobre se mais prisões como a “Alcatraz dos jacarés” seriam necessárias para cumprir sua agenda de deportação em massa, Trump disse que “queremos ver mais prisões em muitos estados, (…) e provavelmente vamos morfá-las em centros permanentes, que até podem servir para o sistema prisional regular”. Ele também afirmou que o governador da Flórida, Ron DeSanctis, está construindo outra prisão como essa, mas não deu mais detalhes.

O centro de detenção está localizado no Parque Nacional dos Everglades, uma reserva biológica de 600 mil hectares localizada no sul da Flórida, e terá capacidade de manter até cinco mil presos. A nova prisão está sendo constituída às pressas e é considerada polêmica nos EUA por ter objetivo de abrigar imigrantes ilegais à espera da deportação em instalações improvisadas em meio às tentativas do governo Trump de acelerar prisões pelo país.

“Olha, cobras são rápidas, jacarés também, nós vamos ensinar eles [detentos] a fugir de um jacaré, como fugir se escaparem da prisão. Não corra em linha reta. Corra assim (faz um movimento em zigue-zague com a mão), e suas chances aumentam em cerca de 1%, tá? Não são boas [chances]”, afirmou Trump antes de embarcar no Air Force One para a Flórida.

Conheça a 'Alcatraz dos Jacarés', nova prisão de imigrantes que Trump vai abrir na Flórida

Assista também noReproduzir vídeo

Conheça a ‘Alcatraz dos Jacarés’, nova prisão de imigrantes que Trump vai abrir na Flórida

No entanto, o “conselho” de Trump não parece ser o mais eficaz. Segundo um site mantido pela Universidade da Flórida, no raro caso de um jacaré iniciar uma perseguição, o melhor a se fazer é correr em linha reta, em uma única direção.

A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou que o centro é “conhecido informalmente como Alcatraz dos Jacarés”, apelido que assustou ativistas de direitos dos imigrantes, mas que agrada à abordagem agressiva do presidente republicano em relação às deportações. “Só existe uma estrada de entrada, e a única saída é um voo só de ida. É isolado e cercado por vida selvagem perigosa e terreno inóspito”, disse Leavitt.

O governo Trump afirma que a conversão da pista de pouso a nova prisão será barata, porém estima-se que os custos estimados de manutenção serão maiores: cerca de US$247 diários por detento mantido na “Alcatraz dos Jacarés”, contra os US$160 em prisões do ICE.

‘Alcatraz dos jacarés’ para imigrantes ilegais

Ambientalistas e manifestantes protestam contra construção da prisão 'Alcatraz dos Jacarés' em frente ao Aeroporto de Treinamento e Transição Dade-Collier, na Flórida, em 28 de junho de 2025. — Foto: Mike Stocker /South Florida Sun-Sentinel via AP

Ambientalistas e manifestantes protestam contra construção da prisão ‘Alcatraz dos Jacarés’ em frente ao Aeroporto de Treinamento e Transição Dade-Collier, na Flórida, em 28 de junho de 2025. — Foto: Mike Stocker /South Florida Sun-Sentinel via AP

Durante seu primeiro mandato, em 2019, Trump negou ter sugerido a construção de um fosso com jacarés na fronteira com o México. “Posso ser duro na segurança de fronteira, mas nem tanto”, disse na época.

Agora, em seu segundo mandato, Trump já sugeriu a possibilidade de reabrir Alcatraz, a notória e isolada prisão na ilha de mesmo nome, próxima a San Francisco. Leavitt reforçou que a localização hostil do novo centro na Flórida — e sua fauna perigosa — são características positivas.

“Um centro de detenção cercado por jacarés? Sim, acho que isso é um bom fator de dissuasão para tentativas de fuga”, afirmou ela.

O ex-deputado federal David Jolly, da Flórida, um ex-republicano que agora concorre ao cargo de governador como democrata, classificou o centro como uma “encenação política insensível”.

A Casa Branca também tem promovido o impacto político de enviar alguns imigrantes em processo de deportação para instalações como o centro de detenção na Baía de Guantánamo, em Cuba, ou para uma megaprisão em El Salvador.

Os detidos pelo Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) estão nessas instalações por motivos relacionados à imigração, como entrada ilegal no país ou permanência além do prazo do visto. Alguns aguardam deportação, outros lutam contra a remoção na justiça imigratória

Se o imigrante for acusado ou condenado por um crime violento, ele é julgado e mantido sob jurisdição criminal estadual ou federal, separada do sistema imigratório. Após cumprir a pena, pode ser transferido ao ICE para deportação.

Autoridades estaduais estão liderando a construção do centro na Flórida, mas grande parte dos custos está sendo coberta pela FEMA (Agência Federal de Gestão de Emergências), mais conhecida por atuar em desastres naturais como furacões.

O procurador-geral da Flórida, James Uthmeier — apontado pela secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, como o arquiteto do projeto — lançou a proposta com um vídeo bem produzido, com gráficos de jacarés de olhos vermelhos e trilha sonora de rock pesado.

O Partido Republicano da Flórida está arrecadando fundos com o centro, vendendo camisetas e porta-bebidas personalizados. O governador Ron DeSantis afirmou nesta segunda-feira que o centro poderá estar “pronto para funcionar” quando Trump chegar.

DeSantis, que concorreu contra Trump pela indicação republicana em 2024, também destacou a dificuldade de fuga do local.

“Eles não vão a lugar nenhum depois que estiverem lá — a menos que alguém queira tirá-los de lá — porque boa sorte em chegar à civilização”, disse o governador. “A segurança é impressionante.”

Por Redação g1