Jackson Aurélio Lourenço do Rosário era natural de Cáceres (MT), estava desaparecido há dois meses e teve a morte confirmada nesse sábado (13) pelos membros da unidade ucraniana com a qual ele combatia.
O soldado brasileiro Jackson Aurélio Lourenço do Rosário, natural de Cáceres (MT) morreu em combate durante um bombardeio na guerra entre Ucrânia e Rússia, que ocorre desde fevereiro de 2022. Jackson era conhecido como “Pantaneiro”, estava desaparecido desde o mês passado e teve a morte confirmada nesse sábado (13) pelos membros da unidade ucraniana com a qual ele combatia.
Jackson atuava na guerra como voluntário em prol da Ucrânia, mas, antes de se alistar, ele era soldado no Exército Brasileiro por Cáceres.
O soldado e colega de batalhão da vítima, Arisson Benevides contou que Jackson estava há pouco tempo no país e que, após passar por uma série de treinamentos, foi alocado em uma missão de extremo risco.
“Nos primeiros dias o Pantaneiro estava mandando mensagem normal, porque lá pega sinal. E depois de alguns dias a gente perdeu o contato com ele. Só ficávamos sabendo por intermédio dos ucranianos sobre ele”, disse.
Arisson contou ainda que, mesmo sem uma confirmação imediata, ele já temia o pior, já que durante semanas acompanhou a movimentação das tropas russas por mapas em tempo real e observava o avanço em direção à área onde Jackson estava alocado.
“Estava com medo de ele morrer porque vi no mapa que os russos tinham avançado mais de quatro quilômetros de onde estava a trincheira. Ali já era impossível ele estar vivo”, explicou.
Segundo Arisson, com base nos registros de movimentação das tropas russas na região, a área onde Jackson estava foi intensamente bombardeada e evacuada, o que dificultou qualquer tentativa de resgate. Ele também destacou que a região onde atuavam, em Donetsk, foi praticamente perdida pelos ucranianos.
Em nota, a Prefeitura de Cáceres manifestou pesar pela morte do soldado.
“Sua coragem e determinação em defender aquilo em que acreditava demonstram a grandeza de seu caráter e o espírito de bravura que sempre o acompanharam. Neste momento de dor, nos solidarizamos com seus familiares e amigos, compartilhando a imensa tristeza por sua partida precoce. O exemplo de Jackson permanecerá na memória de nossa cidade como símbolo de coragem, desprendimento e amor à liberdade”, diz trecho da nota.
G1 MT