Compartilhe

A droga, avaliada em mais de R$ 28 milhões, estava sendo descarregada em uma caminhonete Hilux e escondida na mata quando as equipes chegaram.

Uma operação integrada entre o Grupo Especial de Fronteira (Gefron), a Polícia Federal (PF), o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e a Força Aérea Brasileira (FAB) resultou na apreensão de um avião com 1 tonelada de cocaína na tarde desta sexta-feira (26), em Rondonópolis, a 220 km de Cuiabá. A ação gerou um prejuízo estimado em mais de R$ 28 milhões às facções criminosas.

A operação, que contou também com o apoio da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e da Polícia Militar, foi desencadeada após radares da FAB detectarem uma aeronave de pequeno porte vinda da Bolívia. O avião entrou no espaço aéreo brasileiro sem plano de voo, o que motivou o acionamento de caças A-29 da FAB para a interceptação.

O avião, que utilizava prefixo falso, foi localizado em uma pista de pouso clandestina na zona rural de Rondonópolis, próxima à divisa com Alto Garças. Com a chegada das forças policiais, os criminosos tentaram fugir, mas três traficantes foram presos em flagrante durante as buscas na região.

No local, as equipes apreenderam 31 fardos de entorpecentes. A droga estava sendo descarregada do avião, sendo parte dela escondida na mata e outra parte carregada em uma caminhonete Hilux, que também foi apreendida.

As investigações do caso seguem sob responsabilidade da Polícia Federal, com o objetivo de identificar e prender as lideranças do tráfico e desarticular os grupos criminosos envolvidos no narcotráfico internacional.

Joner Campos I Cáceres Noticias