PRESIDENTE PELA 5ª VEZ: Moretto retorna à ALMT e reassume comando da Comissão de Infraestrutura e Transporte

Compartilhe

Publicado em 11 de abril de 2023.

O deputado estadual Valmir Moretto (Republicanos) retornou nesta terça-feira (11) às atividades parlamentares na Assembleia Legislativa, após licença de aproximadamente 60 dias. Em sua volta, Moretto foi reeleito – por unanimidade e pela 5ª vez consecutiva – presidente da Comissão de Infraestrutura Urbana e de Transporte do Poder Legislativo.

A sessão de instalação dos membros titulares aconteceu na tarde desta terça, na Sala de Reuniões das Comissões Permanentes, Dep. Oscar Soares, na Casa de Leis. O deputado Sebastião Rezende (União Brasil) foi o escolhido para a vice-presidência.

“Temos a felicidade de contar mais uma vez com a confiança da deputada Janaina, do deputado Sebastião Rezende, do deputado Wilson Santos, do deputado Nininho, deputado Cláudio Ferreira que chegou agora na Casa que está bastante disposto, então é uma comissão importante para o estado de Mato Grosso, que leva sugestão ao governo Mauro Mendes para trazer benefícios porque a gente sente isso lá na ponta, realmente essa necessidade do governo fazendo investimento na infraestrutura de Mato Grosso”, pontuou Moretto.

O republicano fez uma análise da posição mundial de Mato Grosso enquanto produtor e exportador de matérias-primas, a afirmou que os investimentos na infraestrutura são extremamente necessários para o escoamento desta produção.

“Hoje somos o terceiro colocado mundialmente, estamos produzindo mais que Argentina. Primeiro o Brasil, depois os Estados Unidos e terceiro é o nosso estado de Mato Grosso. É lógico que tudo isso, todo esse progresso e desenvolvimento necessita de melhores estradas, de melhor desenvolvimento. Nós temos 18 mil quilômetros pavimentados e mesmo nas estradas pavimentadas temos a necessidade de manutenção, imagina as não pavimentadas. O progresso chega e os problemas também, então precisamos atuar fortemente para avançar, inclusive em outras formas de transporte, como ferrovia e hidrovia, pois somos muito dependentes ainda de caminhões”, concluiu o parlamentar.

A Comissão de Infraestrutura Urbana e de Transporte possui, em conformidade com o inciso XIII do artigo 369 do Regimento Interno, atribuições como a de dar parecer em todos os projetos que tratem de assuntos atinentes à infraestrutura urbana, ao sistema viário estadual e em toda matéria referente ao transporte em geral.

Cabe ainda à Comissão o direito de acompanhar o gerenciamento do sistema de transporte e trânsito no que concerne ao Estado, na forma do Código Nacional de Trânsito e sua regulamentação. Outra atribuição é o de fiscalizar a construção, a manutenção e a conservação das vias públicas e estradas.

Além de Valmir Moretto como presidente e Sebastião Rezende como vice, os demais componentes titulares são os deputados Ondanir Bortolini, o Nininho (PSD), Cláudio Ferreira (PTB) e Janaina Riva (MDB). Wilson Santos (PSD) – suplente na comissão, substituiu o correligionário Ondanir Bortolini, o Nininho, que está licenciado. Também são suplentes na comissão parlamentar os deputados Max Russi (PSB), Juca do Guaraná (MDB), Faissal (Cidadania) e Júlio Campos (União).

Por Abraão Ribeiro
Assessoria de Imprensa / Gabinete Dep. Valmir Moretto.

 

Leandro Régys

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *