Prefeitos de MT protestam contra corte nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios

Compartilhe

Publicado em 29 de agosto de 2023.

Gestores apontam que redução foi de 12,6% em julho e de 23,78% na primeira quinzena de agosto

Um protesto é organizado por prefeitos de Mato Grosso para esta quarta-feira (30) contra a insuficiência de recursos. Os gestores manifestam seu posicionamento contrário à redução em julho de 2023 de 12,6% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e a iminência de queda na arrecadação com a implementação da Reforma Tributária. A iniciativa conta com o apoio da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e o objetivo é pressionar o Congresso Nacional para a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) Nº 25/2022, que prevê o aumento de 1,5% do fundo. A  validação da PEC garantirá um adicional de R$ 11,3 bilhões aos municípios brasileiros.

De acordo com a CNM, a tendência é que o FPM sofra uma nova diminuição. No primeiro repasse de agosto deste ano, o corte foi de 23,78% em relação ao mesmo período de 2022.

A inclusão de propostas dos municípios no texto da Reforma Tributária também é considerada uma demanda importante, pois visa garantir imunidade tributária plena, equilíbrio tributário, entre outras medidas que preservem a autonomia dos municípios.

Além da PEC 25/2022, os prefeitos também pleiteiam a aprovação do Projeto de Lei 334/2023, que estabelece a redução de alíquota para 8% das contribuições sociais a serem pagas ao RGPS pelos municípios com menos de 142.633 habitantes; o Projeto de Lei Complementar (PLP) 98/2023, que define os casos em que contratações e parcerias firmadas pelo poder público não entram no cômputo dos gastos com pessoal na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), além do PL Nº 2.384/2023, que restabelece o voto de qualidade em caso de empate nos julgamentos do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).

O aporte do erário federal aos municípios para o pagar o piso dos enfermeiros é outra reivindicação presente na pauta do protesto. 

Fonte: HIPERNOTÍCIAS.

 

Leandro Régys

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *