Região tem 9 cidades 100% iluminadas com lâmpadas de LED

Região tem 9 cidades 100% iluminadas com lâmpadas de LED
Compartilhe

Publicado em 10 de janeiro de 2024.

Mato Grosso chegou ao fim de 2023 com 218.110 luminárias de LED instaladas em 132 municípios pelo programa MT Iluminado. A iniciativa tem o objetivo de transformar o estado no primeiro do país a ter 100% de iluminação de LED, que, atualmente, é a mais moderna e econômica disponível.

Figueirópolis D’Oeste, Glória D’Oeste, Jauru, Lambari D’Oeste, Porto Esperidião, Rio Branco, Salto do Céu, Vale de São Domingos e Vila Bela da Santíssima Trindade são algumas das 58 cidades que já desfrutam do benefício.

O programa do Governo de Mato Grosso é coordenado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) e a MT Par, em parceria com as prefeituras. O Estado adquiriu 410.467 luminárias de LED com investimento de R$ 179,2 milhões. Destas, 317.990 já foram entregues para as prefeituras, por meio de convênio.

Os municípios são responsáveis pela instalação das luminárias, formalização do termo de convênio e apresentação do croqui do local onde as lâmpadas serão colocadas, além de fornecer outros documentos técnicos. Até o momento, 58% dos municípios já concluíram a instalação de 100% das luminárias.

A iluminação em LED tem uma série de benefícios. São lâmpadas mais potentes, com maior capacidade de iluminação e mais econômicas do que as luminárias convencionais. Isso traz economia para os cofres públicos, porque as luminárias também são mais duráveis.

“As luminárias de LED são mais eficientes, econômicas e duráveis do que as de vapor de sódio. São um grande ganho para a administração pública. Esse é um ponto. Mas o principal é o bem-estar da população. Já são mais de 200 mil luminárias instaladas no Estado e a diferença que elas fazem para o conforto e segurança de toda a população é perceptível. Em todos os municípios em que eu vou, os prefeitos relatam o impacto que a iluminação de LED trouxe para as pessoas que vivem nessas cidades”, concluiu o secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira.

Por Leandro Régis (com informações da Secom-MT)

Leandro Régys

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *