Ministro Fávaro entrega títulos do domínio definitivo em Vila Bela e Cáceres

Ministro Fávaro entrega títulos do domínio definitivo em Vila Bela e Cáceres
Compartilhe

Publicado em 23 de fevereiro de 2024.

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou, nesta sexta-feira (23), da entrega de Títulos de Domínio Definitivo do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) a 245 famílias de assentados da região Oeste de Mato Grosso.

“O título da terra devolve a dignidade às famílias, garante o direito de produzir, investir e crescer. Eu conheço a realidade dos assentamentos da Reforma Agrária e sei o quanto são importantes as políticas públicas no setor”, destacou Fávaro.

Nesta etapa, foram contempladas 57 famílias do assentamento Ritinha, em Vila Bela da Santíssima Trindade. A cerimônia aconteceu pela manhã.

 Já em Cáceres, mais 188 beneficiários do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) receberam o título de domínio de suas terras no assentamento Sadia Vale Verde.

 “Estes atos representam um passo significativo para o crescimento social e econômico dos agricultores familiares da região”, destacou o superintendente regional do Incra em Mato Grosso, Editânio Oliveira.

 Título de Domínio

 O Título de Domínio (TD) é o documento que transfere de modo definitivo a propriedade do lote da reforma agrária ao beneficiário. O documento é garantido pela Lei 8.629/93 quando verificados o registro em nome do Incra do imóvel rural que deu origem ao assentamento, a conclusão do georreferenciamento do perímetro da área e dos lotes e o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e, ainda, o cumprimento, pela família assentada, das cláusulas do Contrato de Concessão de Uso (CCU), bem como a confirmação de ter condições de cultivar a terra e de pagar o Título de Domínio em 20 parcelas anuais.

 Em 2023 foram emitidos 5,5 mil TDs em todo o Brasil.

 Reprodução: Cia da Notícia.

 

Leandro Régys

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *