Governo confirma construção de Hospital Regional em Pontes e Lacerda, com 100 leitos de UTI

Governo confirma construção de Hospital Regional em Pontes e Lacerda, com 100 leitos de UTI
Compartilhe

Publicado em 27 de março de 2024.

O Secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo (União), confirmou a construção do Hospital Regional de Pontes e Lacerda. De acordo com o gestor, a estrutura contará com 100 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O projeto foi autorizado pelo governador Mauro Mendes e conta com emenda de R$ 18 milhões do deputado estadual Valmir Moretto (Republicanos).

Pontes e Lacerda enfrenta desafios para atender a demanda por serviços de saúde de pelo menos dez outros municípios da região, totalizando uma população superior a 121 mil habitantes. Essa dificuldade é agravada pela distância de mais de 200 km até o único Hospital Regional na região Oeste, localizado em Cáceres.

“Uma necessidade, acima de tudo, nessa região, que tem mais de 300 mil habitantes, que eu considero num vazio emergencial. Então, por determinação do governador Mauro Mendes e do vice Otaviano Pivetta, e do interesse de todos os prefeitos que acompanham essa região, do deputado Valmir Moretto, o Governo do Estado está em condição neste momento de dar uma informação importante, que é a decisão estratégica da construção do hospital”, disse o secretário.

“Será um hospital moderno como todos os outros que o Governo está construindo com mais de 100 leitos de UTI, com uma área de um centro de nefrologia para atender os pacientes. Eu, como secretário, estou muito feliz”, acrescentou. Figueiredo afirmou que a expectativa é que os trabalhos para construção do hospital comecem ainda este ano. Ele explicou que a equipe da secretaria já iniciou o projeto da unidade e que, nos próximos dias, o local da edificação será escolhido.

“Começa esse ano, nós estamos trabalhando já no projeto. A nossa equipe da infraestrutura já está elaborando o projeto, mas nós precisamos ter certeza absoluta onde vamos edificálo, e a edificação de um hospital carece de muitas informações. Não basta construir um hospital onde não vai chegar infraestrutura de água, energia, de acesso. Nós vamos sair daqui hoje com o local já definido”, contou.

Questionado se o governo tem dinheiro no cofre para a construção do hospital, Figueiredo garantiu que a construção da unidade está garantida.

“Decidimos e é agora que dá. Não dá para fazer tudo de vez. Então eu tenho a certeza e a clareza que nós não iremos lançar um hospital para ficar em condição de abandono. Nós vamos iniciar e finalizar esse hospital ainda na gestão do governador Mauro”, concluiu.

Moretto também comentou o tema. “Com a vinda do secretário, é só cumprir uma determinação feita pelo governador. Secretário veio escolher o terreno, então essa fase de expectativa já passou. Agora, vamos trabalhar na elaboração do projeto. Foram muitos anos de batalha, desde que era prefeito de Nova Lacerda. É uma realidade, não mais uma promessa”, disse, ressaltando o apoio dos colegas deputados, que aprovaram a emenda para que o projeto saísse do papel.

FONTE: Olhar Direto.

 

Leandro Régys

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *