Por TMNOTÍCIAS
Uma conquista acadêmica que ultrapassa os limites geográficos e inspira toda uma comunidade: a professora Dra Patricia Aparecida da Silva que leciona na rede pública do município de Figueirópolis D´Oeste, na Escola Municipal Senair Gonçalves da Silva, teve três trabalhos aprovados na I Jornada Ciências da Linguagem na Escola da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Os trabalhos, intitulados Memórias Escolares, um reflexo crítico educativo, Materiais Recicláveis – Brincadeiras Conscientes X Longevidade e Afrocentricidade e Educação, uma via reflexiva de aculturação foram aprovados pela comissão avaliativa da universidade.
As pesquisas abordaram temas de grande relevância para a sociedade e chamou a atenção da banca avaliadora pelo ineditismo e relevância social. “Foi uma surpresa e uma enorme alegria. Dedico esse trabalho aos meus alunos, que me motivam todos os dias a buscar mais conhecimento”, declarou emocionada a professora Drª Patrícia Aparecida”
Para a professora, a educação não é uma representação, segundo o que pensamos, a instituição não trata com sujeitos, mas com indivíduos no sistema capitalista, que é seu modo de serializar, dividir os sujeitos em suas relações. “Para formar grupo, este indivíduo precisa deslizar para a posição-sujeito, pois é na posição-sujeito que este indivíduo, assim serializado pela sociedade capitalista, pode tornar-se parte de um grupo social, encontrar-se objetivos comuns, e identificar-se, resistindo ou não” afirmou.

Para o secretário de educação José Hélio a aprovação das produções científicas da professora Patrícia é extremamente satisfatória para a educação do município, sobretudo porque mostra à sociedade a seriedade e a competência de seu trabalho. “Tive a oportunidade de assistir apresentações de atividades realizadas por seus alunos e, com base nisso, posso dizer que a sua atuação em sala de aula vai muito além de uma ação que visa simplesmente repassar aos alunos conceitos prontos” disse.
O secretário destacou ainda que a didática da professora tem como objetivo um aprendizado significativo, pois os alunos aprendem ainda no ensino fundamental a importância de questionar e pesquisar. “Enfim, as produções científicas da professora Patrícia não visam somente o enriquecimento de seu currículo, mas a melhoria de nossa educação pública. Isso é uma honra para a secretaria de educação deste município”. destacou
A direção da escola, Senair Gonçalves, celebrou a conquista: “A professora Patrícia é um exemplo de dedicação. Ver o trabalho dela ser reconhecido em nível nacional é um orgulho para todos nós”. Disse o diretor Felipe Marques Aquino.
Além de representar um avanço profissional para a educadora, a aprovação também reforça a importância da valorização da educação no interior, muitas vezes marcada por carências estruturais, mas rica em talento e comprometimento.
O prefeito municial Mirim parabenizou a prefessora Patricia pela conquista e ressaltou os investimentos realizados na educação municipal “Parabéns professora por essa conquista e saiba que temos muito orgulho em ter uma profissional com tanta dedicação e empenho, aproveito para ressaltar que nossa gestão continuará investindo na qualificação dos nossos profissionais” disse Mirim.
