Moretto, Mauro Mendes e prefeitos chegam a um acordo e Santa Casa de Pontes e Lacerda não fechará as portas

Compartilhe

Publicado em 10 de março de 2023.

Mesmo de licença da atuação parlamentar na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Valmir Moretto (Republicanos) liderou uma reunião na manhã desta sexta-feira (10), no Palácio Paiaguás, ao lado do governador Mauro Mendes e de três prefeitos da região oeste para sanar de vez a questão do déficit financeiro no Hospital Vale do Guaporé, conhecido popularmente como Santa Casa de Pontes e Lacerda. A Sociedade Lacerdense de Beneficência (Solben), instituição sem fins lucrativos que administra o hospital, alertou há aproximadamente 60 dias que a unidade poderia fechar as portas no dia 10 de março caso os valores dos repasses financeiros do Governo do Estado e das prefeituras não fossem corrigidos.

A Santa Casa atende a população de 10 municípios da região sudoeste do estado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os repasses são usados para a manutenção do hospital, pagamento de fornecedores, compra de medicamento, inclusive o salário dos profissionais. 

Hoje, durante a reunião, ficou acordado que o Governo do Estado irá custear R$ 750 mil reais mensais ao hospital e a gestão será participativa entre Pontes e Lacerda e os municípios beneficiados pelo atendimento da Santa Casa. O Governo do Estado pretende também transformar a Santa Casa em um mini-hospital regional, com toda infraestrutura para melhor atender a população da região, e além disso se comprometeu em entregar mobílias novas depois que o hospital estiver reformado.

Moretto comemorou o acordou e deixou claro que a evolução da saúde na região não pode parar. Agora, na primeira fase, é momento de manter as portas da Santa Casa abertas, e já numa segunda fase, ampliar os atendimentos e serviços à população. 

“Como a gente sempre imaginou que iria acontecer, o governador Mauro Mendes está pronto a servir a nossa região. Ele garantiu a nós o aporte financeiro suficiente para que a gente mantenha as portas da Santa Casa abertas, e na mesma linha que nós sempre conversamos e defendemos, primeiramente manter as portas da Santa Casa abertas, e no segundo momento e temos o aval do governador, com novos contratos, novos requisitos, nova forma de contratação de serviço da Santa Casa, numa segunda etapa vai ser feito, junto com a prefeitura, junto com a Solben e com a sociedade envolvida e interessada na melhoria da Saúde da nossa querida Pontes e Lacerda e região”, destacou Moretto.

Os prefeitos que participaram da reunião – Alcino Barcelos, de Pontes e Lacerda; Irineu Marcos Parmeggiani, de Campos de Júlio e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Vale do Guaporé; e Uilson José da Silva, de Nova Lacerda – foram unânimes em reconhecer e agradecer o deputado Valmir Moretto pelo empenho e dedicação no caso da Santa Casa. Para eles, Moretto mostrou comprometimento com a saúde da região, pois mesmo de licença da Assembleia Legislativa, “não parou um minuto sequer até ver a questão financeira do Hospital Vale do Guaporé resolvida”.

“Quero agradecer o deputado Moretto pelo empenho de ter marcado essa reunião com o governador, e ter feito outras reuniões antes com os secretários estaduais para tratar do assunto, e agora saímos dessa reunião aqui com o governador comprometido com a causa, os prefeitos da região que também estão incluídos comprometidos em resolver esse problema, até porque todo mundo agora vai ter uma coparticipação para poder continuar o hospital andando e atendendo a região, então só tenho que agradecer mesmo”, salientou Alcino, prefeito de Pontes e Lacerda.

Por Abraão Ribeiro

Assessoria de Imprensa / gabinete Valmir Moretto.

Leandro Régys

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *