Indiavaí completará 37 anos de emancipação no próximo sábado (13); Confira a programação

Compartilhe

Publicado em 10 de maio de 2023.

No próximo fim de semana Indiavaí (a 367 km de Cuiabá) estará em festa para comemorar seus 37 anos de emancipação político-administrativa.

Uma programação recheada de atrações será realizada pela Prefeitura.

As comemorações iniciam no sábado (13), às 08h00 na Praça Central para um grandioso desfile cívico. Autoridades civis, militares e políticas estarão presentes.

Um ato coordenado pela Prefeitura deve apresentar aos munícipes, alguns veículos e maquinários adquiridos recentemente.

Ainda na manhã de sábado, a Prefeitura dará início à Copa de Futsal do 1º Ind-Sports, evento que segue até domingo (14), com premiação do 1º ao 4º lugar.

O Projeto “Ind-Sports” é uma iniciativa da Prefeitura de Indiavaí, através da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer e conta com apoio da Câmara Municipal, Governo do Estado de Mato Grosso, Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Fundo de Desenvolvimento Desportivo do Estado de Mato Grosso (Funded), Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT) e Polícia Militar do Estado de Mato Grosso (PM-MT).

Indiavaí

Sua colonização se deu no ano de 1.961 com a chegada do senhor Antenor Modesto, paulista de Jales que adquiriu uma considerável área de terras na localidade.

Um ano depois, Antenor começou a demarcar os lotes urbanos e rurais.

A primeira denominação da localidade foi Água Suja, numa referência ao córrego que corta a cidade e tem este nome devido à coloração barrenta da água.

Este nome permaneceu até 1966, aproximadamente. Depois a localidade passou a se chamar Patrimônio Nova Esperança, termo que perdurou até meados de 1970.

De lá pra cá, Indiavaí ganhou seu nome atual, que segundo os historiadores é uma homenagem aos índios (certamente índios bororós e cabaçais), antigos moradores da região onde o município está situado.

O nome Indiavaí, segundo os historiadores, significa Índia feia.

O município de Indiavaí foi criado no dia 13 de maio de 1986, pela Lei Estadual n.º 4.998, com território desmembrado do município de Araputanga.

Por Leandro Régis / Da Redação.

Leandro Régys

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *