Energisa adota medidas preventivas e alerta para o consumo de energia durante calor extremo em Mato Grosso

Energisa adota medidas preventivas e alerta para o consumo de energia durante calor extremo em Mato Grosso
Compartilhe

Publicado em 13 de novembro de 2023.

Com base nas previsões das agências especializadas, antecipa-se que uma onda de calor extremo, mais intensa do que a ocorrida em outubro, afetará Cuiabá e outras cidades de Mato Grosso a partir do próximo domingo (12). Este cenário climático é exacerbado pelo fenômeno El Niño, que tem diminuído a precipitação pluviométrica, amplificando o calor e a incidência de tempestades.

Frente a essa situação, a Energisa, a concessionária responsável pela distribuição de energia em Mato Grosso, está implementando medidas preventivas. Luiz Carlos Moreira Júnior, assessor de relações institucionais da Energisa, enfatiza que a empresa está realizando mutirões para aprimorar a infraestrutura elétrica contra eventualidades, como descargas elétricas, alagamentos e quedas de árvores na rede.

“Estamos percorrendo todo o estado, colhendo feedbacks dos clientes e buscando formas de melhorar o atendimento. O engajamento da comunidade é crucial, e estamos em estado de alerta máximo! Pela primeira vez na história, a empresa está em contingência devido às ondas de calor. Estamos realizando mutirões preventivos no campo para reforçar a capacidade dos transformadores de baixa tensão, os quais atendem diretamente às residências”, destaca o gestor.

Os sistemas de monitoramento indicam que o último mês de outubro foi o mais quente do mundo para esse período, impactando significativamente o consumo de energia. Em Mato Grosso, registros sucessivos de recordes de consumo foram observados. Portanto, a orientação é estar atento ao uso de equipamentos de refrigeração. Fabiana Santana, supervisora de leitura da Energisa, explica que, em situações de calor extremo, mesmo utilizando o mesmo equipamento pelo mesmo período, o impacto na conta de energia será maior.

“Um exemplo que sempre citamos é o do ar-condicionado. Se a temperatura ambiente é de 30 graus e é necessário reduzir para 23, há um esforço. Se a temperatura ambiente é de 44 e precisa ser reduzida para os mesmos 23, a demanda de energia é muito maior. Portanto, é necessário fazer um esforço para reduzir esse consumo em uma ou duas horas para evitar um aumento nos custos”, explica a supervisora.

Quanto aos refrigeradores, também há orientações. “Se você possui um refrigerador ou freezer para armazenar as compras do mês ou itens para um churrasco, por exemplo, é hora de desligar por um tempo e usar apenas a geladeira”, comenta Fabiana. Além disso, é recomendável adquirir equipamentos com o selo A de consumo do PROCEL.

O consumo de energia pode ser acompanhado pelos canais digitais energisa.com.br (site) e Energisa On (aplicativo).

Fonte: Cenário MT.

 

Leandro Régys

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *